segunda-feira, 9 de março de 2009

Mudança de planos...

Gostaríamos aqui nesse post de esclarecer que mudamos de rumos...

Depois de uma profunda reflexão, levando em consideração alguns motivos e possíveis causas ou resultados, resolvemos mudar nosso projeto de pesquisa sobre os ciganos que há uma semana havíamos estabelecido, e aqui colocado para todos. Se antes iríamos adentrar no universo místico e exótico do povo cigano que mora em Portugal, nós agora vamos mergulhar num ambiente muito curioso, bastante interessante, e que nos é bem familiar (pelo menos nos últimos dias). Nosso foco agora, serão os alunos “Erasmus” da Universidade do Minho, Braga, mais especificamente os que moram na Residência Santa Tecla, local a propósito que também nos inserimos.

Iremos mostrar através desse novo projeto, a rotina, a vida, os desafios, as alegrias e as dificuldades de estudantes que saíram de seus países de origem para passar pela experiência de morar longe da família, longe do ambiente que estavam acostumado a viver. Até onde, ou até que ponto um intercâmbio pode mudar, pode acrescentar algo de bom ou ruim na vida dessas pessoas.

Para deixar nosso trabalho mais abrangente, iremos incluir não só jovens brasileiros mas também, Erasmus de outros países, como Alemanha, Espanha, França, Itália, etc. Nosso intuito é fazer um apanhado geral dessa vida de Erasmus, independentemente de nacionalidade ou de nível social.

Nosso ambiente de pesquisa e coleta de depoimentos, como dito, será a Residência Santa Tecla, que será aqui vista por nós não só como uma alojamento que agrega pessoas, mas sim como um ambiente social e emocional, visto que laços de amizade e de convivência são estabelecidos entre as pessoas com o passar dos dias. As salas de informática, a cozinha, os corredores, escadas e elevadores, acabam por se tornar ambientes diferentes para quem está passando pela experiência de Erasmus.

A rotina desses estudantes também será acompanhada. Tarefas que antes não eram desempenhadas pelos mesmos, e que agora são obrigados a aprender e a lidar, como cozinhar, lavar, limpar, trabalhos domésticos no geral. As opções de diversão dessas pessoas, quais são? Quais os lugares mais frequentados pelos Erasmus? Isso também vamos mostrar.

Vamos abordar também nesse novo projeto, em fase de amadurecimento, a perspectiva de futuro desses jovens. O que vou fazer quando voltar ao meu país de origem? Quais minhas expectativas? Objetivos?

Bom, a principio é isso, logo iremos disponibilizar uma nova página para esse novo projeto, que levará um novo nome e novo layout. Até mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário